conteúdo / Serviços e Soluções
‘Amigo do agro’: Braza Bank é o 1º banco de câmbio do Brasil a patrocinar Congresso Brasileiro de Fertilizantes
15 de agosto de 2023 | Equipe Braza Bank
conteúdo / Serviços e Soluções
15 de agosto de 2023 | Equipe Braza Bank
No cenário dinâmico do mercado brasileiro, onde a agricultura e a pecuária desempenham um papel vital para o crescimento do país, as parcerias estratégicas entre setores-chave são fundamentais para o desenvolvimento de negócios.
É sabendo dessa importância que o Braza Bank, maior banco exclusivo de câmbio do Brasil, segundo dados do Banco Central, está assumindo um papel de destaque como patrocinador do aguardado 10º Congresso Brasileiro de Fertilizantes (CBFer).
Esta será a primeira vez na história que um banco de câmbio entra como patrocinador do maior evento de fertilizantes do país e marca um momento histórico para ambos os campos: o financeiro e o agropecuário.
Mas apesar do ineditismo, a proximidade entre o Braza Bank e o mercado de fertilizantes não é recente. O banco já atende empresas do setor e de outros insumos agrícolas de todos os portes e de diversas partes do país há anos, com custos atrativo e atendimento especializado de alto nível.
Os fertilizantes desempenham um papel importante na agricultura brasileira, fornecendo nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e potássio, fundamentais para o crescimento saudável da safra.
Desse modo, os fertilizantes contribuem para o aumento da produtividade agrícola, permitindo que os agricultores produzam mais alimentos em uma área menor de terra.
De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aproximadamente 85% das demandas de adubos do país são supridas por importações.
Somente no ano de 2021, o mercado internacional forneceu mais de 45 milhões de toneladas de fertilizantes ao Brasil. A Rússia foi responsável por 23% do total de importações.
Contudo, durante o ano de 2022, devido à instabilidade e às várias restrições comerciais impostas, o mercado de fertilizantes foi um dos que mais lidou com a volatilidade de preços.
Por isso, contar com um parceiro estratégico para essas operações é essencial para as empresas que precisam importar os fertilizantes.
Entre os próximos passos para o setor está o investimento na produção. Esse é o foco do Plano Nacional de Fertilizantes, com foco em estimular a pesquisa e o desenvolvimento desse mercado.
O Plano também busca promover a concorrência entre diferentes origens de matérias-primas, fertilizantes e nutrientes para a agricultura do país, incentivando preços competitivos e ferramentas de previsão.
Entretanto, a necessidade por importações deve se manter. “O Brasil infelizmente não tem preço para competir nesse mercado. Então ele é altamente dependente de fertilizantes importados. Considerando que o mercado agrícola é muito forte no Brasil, não vejo que o agricultor brasileiro possa pagar um sobrepreço pelo produto brasileiro, e nem há essa honra pelo produto local”, projeta João Paulo Minsian, especialista em importação e exportação.
Como as importações são uma realidade, ter um parceiro que entenda desse mercado é fundamental.
Um banco de câmbio pode ajudar a empresa a gerenciar eficientemente as transações internacionais, minimizando o risco de flutuações cambiais.
"O setor de fertilizantes é vital para o agronegócio e, consequentemente, para a economia brasileira. Com grande parte dos insumos importados, as empresas precisam de agilidade, segurança e confiança em suas transações globais e o Braza enxerga como fundamental o seu papel de fornecer o melhor para seus clientes, tornando suas operações cada vez mais competitivas e eficientes", diz Marcelo Cursino, gerente de estratégia comercial do Braza Bank.
O Congresso Brasileiro de Fertilizantes é uma iniciativa da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). A 10ª edição do CBFer acontecerá no dia 29 de agosto, no WTC Sheraton São Paulo.
As discussões terão como foco:
Além disso, os painéis do CBFer falarão sobre oportunidades para investimentos e o cenário do Plano Nacional de Fertilizantes.
Estarão presentes no congresso executivos e representantes do agronegócio, com atuação nacional e internacional.
Nossos profissionais contam com décadas de experiência no mercado de câmbio e estão preparados para encontrar as melhores soluções para suas necessidades.
Para nós, é fundamental estarmos perto do cliente para escutar dele o que podemos fazer para ajudá-lo no dia a dia. Quanto mais ouvirmos o mercado, de forma cada vez mais abrangente, melhor para agregar valor na vida deles. Foi assim que, nos últimos 10 anos, já fechamos câmbio e fizemos pagamentos globais para mais de 7 mil empresas brasileiras
reforça Rafael Yokoyama, diretor comercial do Braza Bank.