conteúdo / Educação Cambial
PTAX: o que é, como funciona e como é o cálculo
16 de janeiro de 2024 | Equipe Braza Bank
conteúdo / Educação Cambial
16 de janeiro de 2024 | Equipe Braza Bank
O conceito de “PTAX” é bastante recorrente no mercado cambial brasileiro. Ele se refere a uma taxa utilizada para calcular o valor do dólar em relação ao real, sendo uma referência para o mercado financeiro.
Mas por que entender sobre o assunto é tão importante? Bom, se formos pensar bem, essa taxa impacta a todos, principalmente investidores, importadores e exportadores e, até mesmo, o consumidor final.
Quer entender melhor sobre o assunto? Então continue com a leitura e saiba melhor o que é PTAX, para que serve essa taxa, como ela é calculada e de que maneira impacta na nossa economia.
A PTAX é taxa de câmbio referência para o dólar no Brasil. O nome se dá por conta de um sistema antigo chamado de PTAX800, que foi usado durante muitos anos pelas pessoas para consultar as taxas de câmbio.
O sistema foi desativado em 2014 e ao novo foi dado o nome de PTAX, justamente pelo fato de já ser amplamente usado pelos agentes do mercado de câmbio.
Assim, a PTAX é uma taxa que é aplicada na hora que você precisa comprar dólares. Ela pode aparecer, por exemplo, na fatura do seu cartão de crédito quando realiza uma compra internacional.
A taxa também aparece nas contas dos importadores quando eles precisam comprar dólares para pagar uma mercadoria no exterior.
Como é uma taxa de referência no mercado, a PTAX é calculada todos os dias pelo Banco Central (Bacen). O cálculo tem como base a média ponderada da cotação do dólar praticada por instituições autorizadas ao longo do dia.
Por ser a principal taxa usada no mercado para fazer a cotação do dólar frente ao real, a PTAX serve para praticamente tudo no que diz respeito ao mercado de câmbio brasileiro.
Contratos derivativos de balcão no exterior ou no mercado local, operações financeiras de câmbio com entrega física, contratos de operações de câmbio e contratos de futuros são alguns dos exemplos nos quais a taxa PTAX é utilizada no Brasil.
A PTAX também é utilizada para definir não só o dólar comercial, mas também o dólar turismo e para compras de empresas quando precisam importar mercadorias. As exportadoras também podem usar essa taxa para receber.
Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é PTAX, fica mais fácil entender a importância dessa taxa e também o cálculo usado para defini-la.
Para isso, o Bacen — que é o responsável por fazer o cálculo e divulgar a taxa todos os dias — utiliza 4 janelas de tempo:
Às 13:30 o Bacen divulga a taxa PTAX. Assim, ela será usada como referência para as transações que ocorrem no dia seguinte.
Em cada momento dessa janela de tempo é divulgado no Sisbacen a taxa de compra e venda de dólares pelos chamados dealers, um intermediário financeiro responsável pela compra e venda da moeda.
O Bacen usa essas 4 taxas e faz uma média ponderada para encontrar a PTAX e divulgá-la. Você pode pesquisar a taxa do dia por meio do site do Banco Central e seguir o seguinte caminho:
Depois, basta clicar em pesquisar. Aparecerá uma tabela com as taxas usadas nas 4 janelas de tempo e os horários em que foram pesquisadas.
No final da tabela, você verá a taxa PTAX do dia que deseja. Além disso, também aparecerá um gráfico mostrando a oscilação da taxa de câmbio durante aquele dia.
Ao saber o que é PTAX e entender como essa taxa funciona, você também passa a perceber o quanto ela impacta diretamente na economia e, consequentemente, nas contas da sua empresa e no bolso do consumidor final.
Quem importa produtos prefere que a taxa PTAX esteja mais baixa. Afinal de contas, quanto menor, menos significativa será a diferença entre dólar e real no momento de conversão.
No caso, aqui é o contrário da importação. A empresa de outro país que comprou de uma empresa no Brasil, provavelmente, vai usar a taxa PTAX para comprar reais e fazer o pagamento. Dessa forma, entra mais dinheiro na conta.
Quem pensa em ir para o exterior a passeio, também será impactado pela PTAX, pois ela não só influencia no dólar comercial, como também no dólar turismo. Então, se a taxa estiver menor, será possível comprar mais dólares com o real.
Além deles, investidores de ações e quem possui contratos futuros precisam ficar de olho nessa taxa. Isso acontece porque as flutuações do valor do dólar impactam nos ganhos ou perdas dessas pessoas.
E, olhando para a economia do país como um todo, a taxa PTAX influencia e muito. Pensemos em um exemplo de uma empresa que importa peças para a fabricação de celular.
Se a taxa PTAX ficar sempre elevada, essa empresa provavelmente terá que repassar esse custo ao lojista que, por sua vez, vai repassar para o consumidor final.
Porém, se os produtos ficarem muito caros, provavelmente, haverá uma queda nas vendas e a empresa terá que começar a reduzir a sua produção, reduzindo postos de trabalho.
Agora que você já sabe o que é PTAX, confira também nosso outro conteúdo: Hedge Cambial: o que é, importância e principais estratégias!